São horas de suspender e rumar a Krabi. Ainda tenho tempo para admirar a Railay Beach, tão procurada por alpinistas e mergulhadores, passo junto ao ilhéu Koh Yaman e deixo para trás as ilhas Koh Dam.
Decidi entrar uma hora antes da preia-mar. O canal de acesso à marina não está balizado. Pelo que me disseram, a marina prontificou-se a custear a balizagem mas a autoridade marítima local terá recusado por considerar que as bóias constituiriam… um perigo para a navegação! Assim, o plano passa por ir até à marca de águas limpas assinalada na carta e prosseguir daí com a ajuda da sonda e GPS. A marca de águas limpas… não está lá! Siga… A navegação foi feita sem dificuldades. Vejam nas fotografias algumas notas que escrevi. Um bom planeamento é fundamental. Os últimos metros de acesso à marina são verdadeiramente espectaculares. O estreito canal foi aberto no meio de um mangal. Não tenho fotografias dessa parte porque a minha preocupação era que o mastro não ficasse preso nos ramos de uma árvore!
O Roxy está agora na Krabi Boat Lagoon. Amarração feita e tudo arrumado. Está na hora do regresso a casa.
Adeus Roxy, foste uma óptima companhia e espero que cuidem bem de ti!
Fim

Optei por usar o monitor do chartplotter dividido em duas partes. Tenho do lado direito a carta de navegação e do lado esquerdo a informação do afastamento lateral relativamente à derrota traçada (cross track error ou XTE). Sonda, velocidade verdadeira, rumo ou azimute ao próximo ponto de guinada (way point) são informações que se encontram prontamente disponíveis.

O meu backup: um tablet android a executar o Navionics. A carta de papel e o velhinho bloco de apontamentos também estão por perto.