Uma coisa que me intrigou nos meus primeiros contactos com a vida na Tailândia foi a grande oferta de peixe fresco nos mercados do interior, muitas vezes vendido ainda vivo.
Trata-se, na maior parte das vezes, de tilápias e peixe gato, peixes de água doce provenientes de piscicultura espalhada um pouco por toda a Tailândia. Frequentemente são pequenas explorações, apenas para consumo local, mas que têm uma enorme importância por serem uma fonte de proteínas na alimentação das populações.
Ontem fui visitar uma dessas explorações. Neste terreno havia três grandes tanques escavados na terra. Um tanque já seco que aguardava limpeza para ser novamente cheio de água, um tanque cheio e em plena produção e um outro em fase de esvaziamento e onde havia grande actividade. Várias pessoas apanhavam à mão (!) peixes que ficavam retidos nas últimas poças de água para depois os transferirem para o tanque cheio.
A boa disposição era geral. As situações caricatas sucediam-se e gargalhadas ecoavam pelo campo. Era uma quente tarde de Domingo e na falta de uma piscina…
Aqui ficam algumas fotografias: