Se Gaudi fosse budista teria construído o Templo Branco em vez da Sagrada Família. O Templo Branco é uma construção espantosa, obra de Chalermchai Kositpipat a quem chamam o “Gaudi de Chiang Rai”.
Kositpipat começou a construção do templo em 1997 financiando o projecto com o seu próprio dinheiro e aceitando apenas donativos anónimos e limitados em valor. Estima-se que a obra esteja concluída por volta de 2070, já depois da sua morte. Kositpipat vive perto do templo e diariamente pode ser visto a trabalhar e a ensinar vários discípulos que terão a responsabilidade de terminar o templo seguindo as suas orientações.
Kositpipat é um estudioso e profundo conhecedor do Budismo e o seu objectivo é que o Wat Rong Khun venha a ser um centro de aprendizagem, meditação e que as pessoas beneficiem dos ensinamentos Budistas.
O edifício principal, o Ubosot, destaca-se pela sua extraordinária beleza e riqueza de detalhes. Pequenos pedaços de vidro estão incrustados nas suas paredes brancas, fazendo com que o templo brilhe quando banhado pela luz do sol. O interior, que não se pode fotografar, é desconcertante. Uma parede está coberta por uma pintura surpreendente onde podemos identificar o Homem Aranha, Michael Jackson, o Neo de Matrix, George Bush, 9/11,… Uma sociedade ocidental moderna cheia de super heróis e incapaz de evitar a guerra, a ganância e a sua natureza autodestrutiva. Do lado oposto, a imagem de Buda.
(Nota: podem clicar sobre a última imagem deste artigo para verem uma fotografia 360º do interior do tempo tirada pelo próprio Kositpipat e publicada no Facebook).
Todos os edifícios deste Templo são brancos excepto um que é todo dourado: o das casas de banho!
É ainda possível visitar uma galeria de arte com trabalhos do artista. Entre eles, um quadro de 2009 em que George Bush e Bin Laden aparecem montados numa nave espacial e que tem o título “Love Each Other for World Peace”.
Visita obrigatória!
Quando estive lá: Março de 2015
Vim de: Huai Xai, Laos, de autocarro
Fui para: Phayao, Tailândia, de autocarro